blog

  • Anelise Campoi

Acampoi Trends: As tendências nos restaurantes pós-Covid19.


A nossa capacidade de se adaptar é realmente incrível, certo? Estamos observando um avanço muito interessante na forma como as pessoas estão se adaptando a uma vida com o mínimo de contato físico possível.


Em alguns países da Europa, por exemplo, já estão se movimentando algumas ações para a recuperação paliativa das atividades comerciais. Os restaurantes estão sendo os primeiros a iniciar parcialmente as atividades em busca do retorno a uma vida normal.


Em Amsterdã, vemos o que pode ser uma das mais criativas e divertidas medidas de contenção e prevenção até o momento. O restaurante vegano Mediamatic Eten criou uma solução peculiar ao organizar as mesas (que antes ficavam expostas ao lado de fora do restaurante, que fica a beira de um canal) dentro de estufas de vidro. Esta medida foi tomada para evitar principalmente o contato entre os clientes e funcionários.




Cada estrutura de vidro tem capacidade para até três pessoas, (que inclusive, devem morar juntos) sendo que cada estufa só pode ser ocupadas por dois grupos de clientes em uma mesma noite.


Outra ideia legal também veio da Holanda, onde a franquia do McDonald’s está organizando uma forma de ir até a mesa: carrinhos que são usados para levar o lanche até o cliente. Os pedidos são feitos por telas touch-screen e as mesas são separadas por divisórias.



Já na Lituânia, o distanciamento social têm sido um desafio: a cidade de Vilnius é muito antiga e suas ruas também são, isso implica em calçadas estreitas e ruas estreitas, como os restaurantes (que possuem mesas nas calçadas) se adaptaram durante o distanciamento?


O Governo da Lituânia permitiu a utilização temporária sem custo de 18 espaços públicos para que os restaurantes possam organizar melhor suas mesas respeitando a distância mínima de 2,5m entre uma mesa e outra. Até a principal atração da cidade de Vilnius, a Praça da Catedral vai ser utilizada para acomodar mesas, o que fará do centro histórico lituano, um grande restaurante a céu aberto.




Em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o governo publicou algumas regras para que os estabelecimentos possam voltar a funcionar de maneira parcial:






  • Não ultrapassar 30% de sua capacidade total

  • Posicionar as mesas a 2,5 metros de distância umas das outras

  • Permitir no máximo duas pessoas por mesa

  • Oferecer meios de pagamento eletrônico

  • Oferecer álcool em gel

  • Esterilizar e desinfectar os espaços e objetos frequentemente

  • Exigir que funcionários e clientes usem máscaras e luvas

  • Proibir a entrada de funcionários e clientes que apresentem qualquer sintoma de doença infecciosa

  • Utilizar materiais descartáveis

Todos estão muito ansiosos para ver o fim deste vírus e das implicações que ele causou no mundo todo. É realmente interessante ver como nós temos a capacidade de nos adaptar às situações, por mais difíceis que sejam. Você já viu alguma adaptação que te surpreendeu? Qual foi a maior adaptação que você realizou durante o isolamento social?