top of page
Acampoi Trends_original.png

blog

  • Foto do escritorAnelise Campoi

Acampoi Trends: Como Será o Retorno aos Escritórios?

Atualizado: 31 de mai. de 2020



“Quando vamos voltar ao trabalho normalmente?”. É uma dúvida comum que assola muitos empresários e colaboradores mundo à fora. Entretanto, deveríamos nos perguntar outra coisa: “O que nós aprendemos neste período e como poderemos voltar ao trabalho com mais segurança e produtividade?”


A Retomada é o primeiro passo para um caminho que vai assegurar confiança, tranquilidade e principalmente conforto aos colaboradores nos escritórios. Adaptações rápidas serão necessárias para manter a equipe segura e confortável, considerando sempre a realidade atual da sua empresa.


O processo de Ressignificação é a peça fundamental nesse quebra-cabeças. Mesmo com a possibilidade do controle da propagação do vírus, ainda precisaremos colocar em prática medidas que transmitam mais cuidado com o bem-estar das pessoas.


Para retomar e ressignificar o escritório a partir desse momento, precisamos aplicar três conceitos básicos que vão refletir diretamente em todas as ações que serão tomadas nos espaços de trabalho. Os três conceitos são: Bem-estar, Estrutura Organizacional e Tecnologia.


Para entender um pouco sobre a importância de cada conceito, decidimos separar cada um deles e já explicar quais são as medidas básicas que deverão ser tomadas para extrair o máximo de resultado, sempre levando em consideração que cada negócio tem sua particularidade. Ou seja, nenhuma dica aqui é regra estabelecida, será necessário um tato para sentir quais dicas são aplicáveis ou não em seu negócio. Fizemos um levantamento das ações que devem ser tomadas sobre cada conceito para te passar as informações de maneira simples, objetiva e eficaz.






Bem-estar: Promover o uso de máscaras no local de trabalho; Divisão em turnos para higienização das áreas com grande concentração de pessoas (elevadores, sanitários, cozinha, etc); Local para limpeza ou armazenamento dos calçados ao entrar; Avisos gráficos relembrando os colaboradores sobre a distância mínima; Estabelecer limite para ocupação dos elevadores; Fornecimento de toalhas de papel e álcool em gel para facilitar a limpeza da área de trabalho;





Estrutura Organizacional: Implementar turnos de trabalho para diminuir a concentração excessiva de pessoas no mesmo ambiente e manter a maior parte da equipe trabalhando remotamente; Conscientização para a importância do trabalho dos profissionais de limpeza; Priorizar a organização próximo de locais com ventilação (preferencialmente natural) ; Cartilha gráfica com regras de distanciamento social no ambiente de trabalho; Alterar a organização dos espaços de trabalho, focando no distanciamento inteligente; Reformulação dos espaços de descompressão; Retirar no mínimo 50% das cadeiras de salas de reunião; Diminuir as interações que precisam de toque, implementando sensores de presença para o acionamento de portas, luzes e mictórios; Destinar um local para o consumo de alimentos e restringir a entrada destes alimentos em espaços comuns de trabalho; Revisão no sistema de ventilação para troca de filtros e reparos similares.





Tecnologia: Estimular encontros virtuais (até mesmo dentro do escritório); Oferecer salas de reunião com suporte para interação remota; Utilizar ferramentas de armazenamento em nuvem; Focar na substituição de desktops convencionais por notebooks; Fornecer um suporte técnico eficiente para auxiliar nos profissionais que estão trabalhando com acesso remoto.






Entender a situação que estamos passando é o primeiro passo para um retorno à normalidade. É possível se confundir e acreditar que assim que houver uma diminuição nos casos de COVID19 aqui no Brasil, poderemos enfim deixar de tomar tantos cuidados, mas é justamente o oposto.


Para manter-nos seguros e cada vez mais livres dessa ameaça, precisamos nos atentar ainda mais às orientações e seguir à risca os conselhos daqueles que já passaram (ou que estão no processo final) deste momento horrível para a sociedade. A maioria deseja voltar à vida como ela era antes, e podemos dizer que para rumar à direção certa, precisamos fazer auto análises constantes com o objetivo de perceber nossos erros e aumentar nosso nível de percepção da situação.





Queremos tudo como era antes? Existe um senso de solidariedade, preocupação e cuidado que nunca foi visto entre nós em uma escala tão grande. Provavelmente vamos voltar ao normal com uma consciência muito mais propensa à mudança e adaptação do que tínhamos antes.


bottom of page