top of page
Acampoi Trends_original.png

blog

  • Foto do escritorAnelise Campoi

Acampoi Trends: Concessionária Volkswagen Birmingham

Quando o Fusca foi lançado pela Volkswagen mundialmente no final da década de 1930, os tempos eram outros. O objetivo era ter um carro confiável e barato que pudesse levar seus donos a todos os lugares, e por esses motivos, existia um vínculo de lealdade sólido entre dono e automóvel. Hoje, mais de 80 anos depois, a relação entre humano e automóvel se modificou consideravelmente.






Visto pela ótica da sociedade atual, o carro deixou de ser um objeto de desejo e necessidade, especialmente hoje temos alternativas prontas em aplicativos que atendem nossa necessidade de locomoção a um valor acessível, poupando custos outrora tão comuns, como combustível e eventuais manutenções.


Já pela visão da Volks, esse é um ponto negativo e também preocupante, essencialmente por isso que se fez necessário um esforço para reformular a experiência de compra, e trazer de volta o sentimento de pertencimento e prazer de ter um carro.


Pensando no conceito chamado “The Joy of Volkswagen Life” - em tradução livre “A Alegria da Vida Volkswagen” -, a gigante alemã colocou em prática uma nova forma de imersão que tem o objetivo de conectar ainda mais os clientes com a marca. Então, como modificar uma fórmula que têm dado certo para a VW há mais de 80 anos?


Experiências humanas são muito melhores do que qualquer especificação técnica. Seguindo essa ideia, o escritório de arquitetura responsável pelo projeto Galziew&Pow, idealizou algo que pode ser uma tendência entre as outras empresas do segmento. Transformar o showroom em Birmingham, na Inglaterra em um espaço descontraído para a compra e conexão. Usando recursos gráficos e digitais como vídeos, painéis interativos, realidade virtual e um espaço para conhecer as mais variadas experiências pessoais e aventuras com um Volkswagen.



As histórias são contadas em uma parede interativa que mescla elementos virtuais com os objetos dispostos da decoração nas prateleiras. O blend entre digital e real é realmente fascinante, já que a própria parede não parece ser uma tela e a interação das duas realidades parece muito mais uma obra ficcional do que real.


Os carros expostos ficam posicionados diagonalmente na loja em frente a painéis de LED que lembram revistas enormes. Os painéis contam como cada recurso tecnológico do carro pode ser prático pra você e para sua família, utilizando imagens ilustrativas e as conhecidas estratégias de marketing muito bem elaboradas pela alemã.


Naturalmente, o consumidor vai se conectar com tudo que está ao seu redor e prosseguir naturalmente pelo processo de compra que acontece sutilmente ao entrar na concessionária, conhecer cada pedacinho das histórias que a Volks conta, passando por cada modelo, testes em realidade virtual, painéis de informações, seguindo para a configuração do modelo, que acontece com toques nos iPads que estão dispostos em uma bancada.



Além da própria customização virtual do seu modelo, é possível experimentar a sensação de guiar um Volks novinho, uma vez que a empresa disponibiliza todos os modelos para test drive no complexo de estacionamento do Shopping Bullring Centre, onde está localizada a concessionária em Birmingham.


Quando pensamos em legado econômico e social, é difícil não lembrar da Volkswagen. Uma empresa tão importante para gerações de pessoas ao redor do mundo, que hoje se mostra preocupada em continuar relevante para seus atuais clientes e novos clientes também. A postura de demonstrar preocupação e reformular um conceito de 80 anos, mostra a importância da reinvenção no Varejo.


Empresas dos mais variados segmentos estão mudando seus conceitos ao redor do mundo, especialmente no período que vivemos, o cuidado se transmite na importância da evolução enquanto companhia, e principalmente, enquanto seres humanos.


Um trabalho excelente e muito inovador realizado por Dalziel&Pow com um toque de personalidade que a Volkswagen mostra desde o lançamento do Fusca, lá em 1938.


Confira o vídeo da perspectiva do cliente conhecendo o showroom, no canal da Dalziew&Pow:





Local: Birmingham’s Bullring Centre, Inglaterra

Projeto: Dalziel&Pow

Fotos: Dalziel&Pow


bottom of page