blog

  • Anelise Campoi

Acampoi Trends: Tecnologia no Varejo.

As lojas estão buscando interatividade e transparência com seus clientes. Exatamente por isso que construir um ambiente moderno e dinâmico faz parte dessa nova estratégia do varejo.


As vitrines estão diferentes, as luzes estão diferentes e até a disposição dos produtos nas prateleiras está diferente. Vitrines no chão, com o uso de leds, vitrines em “túnel” também com iluminação em led, e também leds que formam figuras e informações usando a transparência do vidro. Estas são só algumas das tendências que vamos ver em breve nas lojas por aqui.




O conceito de auto suficiência chegou para ficar e com isso poderemos por exemplo fazer nossas compras tranquilamente e ao final, fazer o self-checkout. Já observamos isso em grandes redes de fast food e em alguns supermercados, mas neste caso, o conceito é abrangente e deve seguir para outras áreas do varejo.


Estamos evoluindo para um atendimento cada vez mais artificial, onde robôs fazem o trabalho de receber os clientes e responder às dúvidas frequentes dos clientes. Alguns robôs até fazem e servem drinques com perfeição para os clientes.


No setor alimentício, mais precisamente na área vinícola, os vinhos são oferecidos com uma espécie de curadoria, com informações que te ajudam a escolher a melhor opção. A altura das gôndolas também foi modificada para favorecer a ergonomia dos clientes. A iluminação cenográfica, que antes era recurso quase que exclusivo da indústria da moda, estará presente também na indústria alimentícia, inclusive na prateleira dos vinhos!



A tendência exemplifica que as gôndolas vão ter mais cores para ressaltar a vivacidade de um alimento específico e também vamos perceber cada vez mais o uso da transparência no setor de hortaliças.



As mudanças e tendências param por aí? É óbvio que não, justamente porque a tecnologia não vai parar de evoluir e buscar o caminho mais fácil, preciso e que ofereça o máximo de custo-benefício, sem perder nada de qualidade. Ao olharmos vinte anos para trás, lembramos que vivíamos em um mundo totalmente diferente e estamos caminhando mais rápido do que nunca para mudanças cada vez mais futuristas e palpáveis e isso nos leva a crer que muitas outras mudanças super legais virão!


O que você quer ver logo na sua loja ou supermercado favorito? Conte pra gente!