top of page
Acampoi Trends_original.png

blog

  • Foto do escritorAnelise Campoi

Curadoria NY: Visitamos a Apple na 5ª Avenida

Atualizado: 14 de fev. de 2020

Nesta semana está rolando a NRF 2020, a maior feira do segmento de varejo do mundo. Aproveitando nossa visita a feira, vamos visitar algumas lojas em NY que representam tudo o que o Retail Design e as tendências em Design de Varejo apontam para os próximos anos.



Nossa Diretora Anelise Campoi ( presidente do RDI Brasil) chegou a loja, reformulada pelo escritório Foster + Partners em parceria com Jony Ive, ex-diretor de design da marca, que adicionaram uma escada em espiral, uma praça e claraboias, que servem como bancos para quem está passando pelo local.


São 80 clarabóias, que formam uma grade e iluminam o interior da loja com luz natural, e ainda podem ser usados como bancos e mesas na praça logo acima do piso. Algumas esferas de Prata refletem o horizonte de New York, e permitem a entrada da iluminação na loja, mas não é possível enxergar o interior. Um convite para descer a escada e conhecer o ambiente. E fizemos isso!


Para acessar a loja, é necessário descer a escada em espiral projetada pelo escritório Foster + Partners, constrúida em aço inoxidável espelhado. Seus 43 degraus são percorridos de forma fluída, sendo possível vislumbrar na parte superior paredes espelhadas de vidro, que criam uma ilusão de ótica. E é claro, existe um elevador, em formato circular e envidraçado, para que a experiência seja inesquecível ao acessar a loja.





No interior da loja, foram plantadas árvores e bancos em estofado de tecido caramelo permitindo que seja possível sentar-se ao redor das árvores. Em contraponto com a praça no lado externo, que tem 28 gafanhotos espinhosos, árvores típicas da América do Norte, plantados de forma simétrica.


As paredes são revestidas com pedra italiana cinza pálida, e os pisos em terrazzo esbranquiçado. Tudo foi pensado para oferecer o máximo de comodidade aos visitantes, e também, ajudar na organização dos produtos em exposição: existem mesas de madeira para expor os produtos à venda e volumes organizadores para armazenagem de itens.



É as clarabóias voltam a chamar a atenção: sua disposição em formato de rede no teto fornece iluminação natural e pontual para o ambiente da loja. Conforme a iluminação externa muda, milhares de pontos de LED alteram as luzes , alternando entre um branco azulado pela manhã e um tom escuro e dourado no final do dia ( igualzinho a iluminação interna do Boeing 787 muda de acordo com o horário para reduzir o jetlag!)


A loja fica aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano ( a única loja do mundo da Apple a funcionar ininterruptamente). Vale a visita quando você visitar New York!


Anelise Campoi, Diretora da Acampoi Arquitetura,


Confira abaixo mais imagens da nossa visita da loja da Apple na 5ª avenida em New York:





bottom of page