Durante os dias 12 a 19 de maio, Anelise Campoi, Arquiteta e Designer, Pós graduada em Mercado e Consumo pela USP, Professora Design Varejo ESPM e IED (Instituto Europeu de Design), Fundadora empresas Acampoi Arquitetura e Consultoria há 13 anos, Presidente RDI ( Retail Design Institute) Brasil por 3 anos e atual Chairman RDI Brasil, diretamente de Milão, fará a cobertura da Salone del Mobile e FuoriSalone 2024.
Uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam receber em 1ª mão as principais tendências de design, aplicações para projetos corporativos, varejo e design em geral.
Em um mundo saturado de informações e estímulos piscando por todos os cantos, como é que uma ideia simples pode se tornar genuinamente impactante?
James Taylor, líder global de design na agência criativa dedicada da Apple, TBWA\Media Arts Lab, trouxe essa discussão para a mesa do SXSW 2024.
Taylor defende que design não é apenas um elemento estético, mas sim uma força motriz fundamental na transformação de ideias simples em campanhas memoráveis e eficazes. Cores, formas, logos, etc. Todos esses elementos visuais estão no topo da lista de reconhecimento de marca, superando slogans e celebridades, por exemplo.
James Taylor no SXSW 2024
“Todas as ideias são ideias ruins até serem moldadas pelo design”.
James Taylor - Design Apple
James argumentou que é através da distinção, simplicidade e um sistema sólido que ideias simples ganham vida e conseguem capturar a atenção do público em segundos, uma filosofia que ele chama de “ideias por design”.
Em um mundo onde a atenção é um recurso escasso, o design surge não apenas como um diferenciador, mas como um essencial comunicador de ideias.
E como acredito que design é a maneira de resolver problemas embarco para semana de Design em Milão para trazer tendências , aplicações , novas maneiras de pensar para resolver problemas e trazer novas soluções de negócios, espaços, inspirações.
Espero você para compartilhar estes dias com conteúdo, discussões e ideias.
Design é função, não forma.
Steve Jobs
A Feira de Móveis de Milão é uma feira de móveis realizada anualmente em Milão. É a maior feira do gênero no mundo. A exposição apresenta o que há de mais moderno em móveis e design de países de todo o mundo. É considerado um espaço líder na exposição de novidades de designers de móveis, iluminação e outros artigos de decoração.
Os organizadores também divulgaram os layouts das exposições, com rotas que priorizam o ser humano, informadas por colaborações entre arquitetos e neurocientistas. "O Salone del Mobile será a primeira feira comercial a utilizar a neurociência como ferramenta para detectar os níveis de satisfação dos visitantes e melhorar a experiência dos visitantes dentro dos pavilhões, otimizando os caminhos", declara Andrea Vaiani, Diretor de Exposições da feira.
O layout também inclui várias grandes instalações como parte do amplo programa cultural do Salone, que visa proporcionar aos visitantes novas formas de experimentação, comparação e análise. "Interiores por David Lynch. Uma Sala de Pensamento" é a instalação criada pelo famoso cineasta David Lynch para provocar os visitantes a refletir sobre a produção de interiores e sua relação com a interioridade e introspecção.
Além disso, Emiliano Ponzi, Accurat e Design Group Italia propõem uma instalação imersiva intitulada "Sob a Superfície" para o espaço central da Exposição Internacional de Banheiros. Recriando a imagem de uma ilha submersa, a obra interativa convida os visitantes a pensar sobre sua relação com o recurso natural mais precioso da Terra.
Neurociências, inteligência artificial, novos formatos e caminhos, um projeto cultural unitário mas difundido, que engloba consistência e multidisciplinaridade. As Salas de Pensamento de David Lynch, a instalação de Salotto NY que nos leva para debaixo d'água, usando poesia e números para fazer um balanço do estado da arte da indústria de banheiros. - Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano
O programa completo de palestras e mesas redondas intitulado "Construindo futuros. Conversas sobre próximas perspectivas" será curado por Annalisa Rosso. A série tem como objetivo reunir figuras renomadas como o vencedor do Prêmio Pritzker, Francis Kéré, Jeanne Gang e John Pawson em conversa com o autor e crítico Deyan Sudjic. Na Arena "Construindo Futuros", projetada pela Formafantasma, as discussões abordarão uma ampla gama de temas, desde o uso de inteligência artificial, a relação entre navegação e design, até novidades no setor de hospitalidade. Uma novidade é a Biblioteca do Salone del Mobile, também projetada pela Formafantasma, oferecendo uma ampla variedade de títulos internacionais.